ENTENDENDO O SISTEMA MONETÁRIO

Um pouco da História

Antes da criação do dinheiro, o pagamento era a base de trocas, onde um objeto era trocado por outro que era considerado igual. O Brasil começou a produzir suas moedas em 1694 com a criação da casa da moeda da Bahia, mas somente 300 anos depois, em 1994 o sistema monetário foi lançado com o que conhecemos hoje, o REAL. 
Quer conhecer mais sobre a história da casa da moeda no Brasil, acesse: www.receita.fazenda.gov.br/historico/srf/historia/catalogo_colonial/letrac/casadamoeda.htm


O sistema monetário é utilizado todos os dias por nós brasileiros e não podemos ter dúvidas em com efetuar cálculos, observe como podemos escrever os valores monetários:
5 Centavos = R$ 0,05                               1 Real = R$ 1,00                        20 Reais = R$ 20,00 
10 Centavos = R$ 0,10                             2 Reais = R$ 2,00                      50 Reais = R$ 50,00 
25 Centavos = R$ 0,25                             5 Reais = R$ 5,00                      100 Reais = R$ 100,00
50 Centavos = R$ 0,50                            10 Reais = R$ 10,00
                                  
Exemplos:
1-) Somar e conta cédulas: 
(Para as notas adicionar vírgula e depois (00) e para as moedas transformar em número decimal). 
Nos casos abaixo, somar os valores colocando vírgula embaixo de vírgula. Observe:

a-) R$32,45=> 20,00                 b-) R$ 108,75    => 100,00                 c-) R$ 67,55    => 50,00
                        10,00                                                      5,00                                              10,00           
                          2,00 +                                                   2,00 +                                            5,00  +
                          0,25                                                      1,00                                                2,00
                          0,10                                                      0,50                                                0,50
                          0,05                                                      0,25                                                0,05 
                        32,45                                                  108,75                                              67,55


2-) Escreva os valores por extenso
a-) R$12,35 => Doze reais e trinta e cinco centavos.
b-) R$29,90 => Vinte e nove reais e noventa centavos.
c-) R$101,10 => Cento e um reais e dez centavos.

3-) Situação Problema: 
a-) Amanda tem em sua carteira: 1 nota de 10 reais, 2 notas de 50 reais e 3 moedas de 25 centavos. Qual o valor total que ela tem na carteira?
    R$10,00
    R$50,00
    R$50,00 +
    R$  0,25
    R$  0,25
    R$  0,25   
R$ 160,75 
R: Amanda tem na carteira o valor total de R$ 160,75.

b-) Carlos comprou uma mochila no valor de R$45,50 e pagou com uma nota de R$100,00 Qual o valor que ele recebeu de troco?
    R$100,00 -
    R$  45,50   
    R$  54,50 
R: Carlos recebeu de troco R$  54,50.

____________________________________________________


Agora é sua vez de praticar, vamos lá?

1-) Monte os valores com as notas e moedas conhecidas:
a-) R$52,85 => 
b-) R$19,35 => 
c-) R$72,65 =>
d-) R$109,15 => 
e-) R$221,25 => 

2-) Escreva os valores por extenso
a-) R$32,45 => 
b-) R$29,85 => 
c-) R$62,65 =>
d-) R$103,15 => 
e-) R$121,25 =>
f-) R$1090,05 =>

3-) Situação Problema: 
a-) Brian pagou com uma nota de 100 reais uma compra no valor de R$73,45. Quanto ele recebeu de troco?
b-) Fernando comprou uma calça no valor de 64 reais e uma jaqueta no valor de R$140,45. Quanto ele gastou no total?
c-) João tem em sua carteira: 1 nota de 100 reais, 3 notas de 20 reais, 1 nota de 50 reais e 5 moedas de 50 centavos. Qual o valor total que ele tem na carteira?
d-) Júlia comprou um tênis. Deu R$19,25 de entrada, R$13,35 na primeira parcela e R$13,35 na segunda parcela. Quanto pagou pelo tênis?
e-) Paulo comprou uma camisa por R$43,00. Por quanto ele deverá vender para obter um lucro de R$13,00?
f-) Preciso sacar R$150,00 em um caixa eletrônico. Como eu posso receber este valor? 



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Viu como é fácil? 

A Matemática está em nosso cotidiano e não percebemos com facilidade, não é mesmo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos!


Um grande abraço, Profº Bruna Miranda

Comentários

Postar um comentário